Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Preservação do patrimônio cultural em debate

Terceiro dia da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Sete Lagoas debateu a relação entre desenvolvimento econômico e a preservação


O debate “Patrimônio preservado acende a economia” marcou o terceiro dia da III Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Sete Lagoas, na última quarta-feira. Mediado pelo secretário municipal de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, o debate foi realizado na Casa da Cultura e contou com a participação de Marília Machado, Diretora de Promoção do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (IEPHA/MG) e Rogério Stockler, Diretor da Organização de Defesa do Patrimônio Cultural (ODEPAC/MG).



De acordo com Fredy Antoniazzi, o objetivo do debate era mostrar que é possível Sete Lagoas realizar um desenvolvimento econômico sem acabar com seu patrimônio. “Criamos esse debate hoje para discutir com a cidade essa conservação do patrimônio histórico e cultural. Não podemos perder as construções históricas no processo de crescimento urbano. Queremos mostrar que é impossível uma cidade se desenvolver sem a sua memória” afirmou o secretário.


Marília Machado falou sobre o patrimônio histórico e cultural de um município. “Patrimônio histórico e cultural é a soma de identidade, personalidade, diferentes grupos, do habitat e das realizações de uma comunidade. Esse patrimônio não é feito somente de bens materiais. Uma grande característica de Sete Lagoas é a horizontalidade do município. Acredito que preservar isso é fundamental”, disse a diretora do IEPHA.


Mônica Peixoto, professora de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFEM, destacou a importância do debate para seus alunos do curso de Engenharia Ambiental. “Para uma cidade se desenvolver, ela precisa manter a sua memória. Meus alunos estudam muito sobre a qualidade ambiental e urbana que também abrange a preservação do patrimônio histórico e cultural. Dessa forma, é fundamental participar de um debate como esse”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário