Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Exposição "Recortes do Extraordinário" chega ao Centro Cultural Casarão




O cotidiano e a atmosfera do universo infantil e lúdico, vistos por meio de expressões múltiplas. Assim pode ser definida a exposição “Recortes do Extraordinário”, que se encontra no Centro cultural Nhô Quim Drummond e estará aberta à visitação até o próximo dia 31 de julho.

Foto Divulgação

A exposição é composta por ilustrações, pinturas, gravuras e desenhos dos artistas Bruno Lanza e Thaís Mesquita, que retratam de uma maneira peculiar o universo infantil e lúdico. Para os artistas, a inspiração para os trabalhos está na vivência e no cotidiano. “Tudo o que está ao nosso redor nos inspira, o cotidiano, os clássicos, o moderno a literatura, e principalmente o universo infantil literário e lúdico” afirma Bruno. 


Para Thaís o processo criativo é uma intensa e constante viagem por influências, “os trabalhos focam a ilustração infantil, mas sempre sofrem interferências do tradicionalismo no modo de fazer e, ao mesmo tempo, faz uma conexão com o contemporâneo”.

Sintetizando a exposição, os artistas afirmam que as experimentações e trabalhos revelam muito mais do que cores e formas e a subjetividade inerente ao olhar de cada visitante é que vai dando significado às criações.
“As obras retratam a realidade de uma forma bem fantasiosa, numa busca inconsciente do extraordinário. São colagens e fragmentos fantásticos da realidade do dia a dia. Ao mesmo tempo, faz apologia ao caos da normalidade de forma suave e simples”.

Os artistas

Thaís Mesquita

Natural de Carmópolis de Minas, é estudante de Artes Visuais (habilitação em pintura) pela UFMG, trabalha no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG na área de Comunicação Visual e se aperfeiçoou em modelagem em cera pela Escola Mineira de Joalheria. Participou da exposição Mostra! Anual dos Alunos de Artes Visuais - Centro Cultural da UFMG (2012).

Bruno Lanza

Belorizontino, é estudante de Artes Visuais (habilitação em gravura) pela UFMG, já desenvolveu vários trabalhos como monitor de Artes e Intervenção Urbana no Projeto Escola Integrada, é Ilustrador Free Lancer (Criação e Desenvolvimento de Ilustrações Gráficas), atuou como Ilustrador semanal do jornal virtual Hoje em Dia  e no Projeto Universidade das Crianças – 2010/2011/2012

Exposições:

Pequenos Formatos / Galeria de arte Templo 8 – Sete Lagoas – Dezembro 2010
Camarim do Zaca / Galeria Myralda – Sete Lagoas – Dezembro 2010
Mostra anual dos alunos de Artes Visuais UFMG/ Centro Cultural – Belo Horizonte – Maio 2011
Perguntas Ilustradas/ Mercado Velho – Diamantina – Outubro 2011
Coletiva de gravura/ Galeria Ystilingue – Belo Horizonte – Dezembro 2011
Previsões 2012 / Galeria Myralda – Sete Lagoas – Dezembro 2011
Se eu falasse a língua dos pássaros / Galeria Myralda – Sete Lagoas – Abril 2012
Perguntas Ilustradas/ Centro Cultural UFMG – Belo Horizonte – Abril 2012

Salões:

Salão Universitário de Humor de Piracicaba 2010
Imprima Sobral 2012 – Mostra Internacional de Gravura

Premiações:

Segundo lugar no 3°Salão de Humor Internacional de Paraguaçu Paulista – Categoria Cartoon – 2008
Terceiro lugar no Concurso Arte no Bar – Sete Lagoas 2010
Prêmio Especial “Educar para crescer” – Salão Universitário de Humor de Piracicaba 2012

A exposição “Recortes do Extraordinário” está aberta a visitação das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h ao meio dia, no Centro Cultural Casarão, localizado à Praça Tiradentes, centro. Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário