Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

terça-feira, 3 de julho de 2012

Exposição "Ficcionismos: Contextos de Colapso" estreia na próxima quinta na Galeria Myralda

Artistas de Sete Lagoas e Belo Horizonte mostram seus trabalhos até o dia 30 de julho

Será aberta nesta quinta feira, 05 de julho, às 20h, na Galeria Myralda, a exposição "Ficcionismos: Contextos de Colapso". Apresentando obras de artistas plásticos de Belo Horizonte e Sete Lagoas, a exposição terá trabalhos envolvendo pinturas, instalações, desenhos e gravuras a partir de textos dos artistas Marcos Fabrício e Dmtrius Cotta, que também assina a curadoria da exposição.

Segundo Dmtrius Cotta, a exposição desenvolve dois temas, "Fantasia Diferenciada" e "Ressonância Emocional". "Entendemos o ficcionismo como a des-construção de objetos que afetam o tempo e o espaço, considerando como positiva a sua significância de não possuir condição de verdade", revela o curador.

A Galeria Myralda está localizada à Avenida Getúlio Vargas, 91
A exposição conta com obras do artista especialmente convidado Wander Lara, de Belo Horizonte. Sua primeira pintura à óleo foi aos cinco anos de idade. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes Guignard nos anos 70. Em 1980 sua pintura chega ao abstrato, posteriormente voltando ao figurativo, mas com uma herança do abstracionismo numa vertente do realismo fantástico. Wander Lara tem como tema um leque que versa do erótico ao sagrado, mantendo um estilo coerente. Ganhador de diversos prêmios, Wander Lara participou de várias exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Além de pintar, esculpe, desenha, cria vitrais e estuque.

"Agradeço ao convite para expor em Sete Lagoas. O texto do Dmtrius se enquadra perfeitamente ao meu trabalho. O texto dele estabelece um novo modelo de arte, o ficcionismo. Mesmo com todos os 'ismos', essa palavra ainda não entrou no meio artístico. Minha proposta está muito ligada ao texto do Dmtrius", diz Wander Lara, que afirma já ter visitado amigos em Sete Lagoas algumas vezes. "Em minhas idas a Sete Lagoas, eu apenas olhava para a cidade. Dessa vez eu quero enxergar a cidade e pintar quadros que se relacionem com o que eu sentir dela. Nesse instante estou pintando Guarapari, Lambari, Caxambú e São Lourenço, lugares que estive recentemente", conclui.

A abertura da exposição contará com intervenção artística do performer sete-lagoano Felipe Godoy que explica como será a intervenção. "É algo que vai acontecendo na hora, interagindo e sendo construído junto com o público por meio de máscaras e objetos, meio ficção e meio verdade", adianta. A exposição, que seguirá até o dia até o dia 30, é uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Cultura e Comunicação Social e tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário