Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

Congado


O congado é uma das manifestações culturais mais fortes de Sete Lagoas. Para preservar a cultura local, a administração municipal acolheu com muito carinho a Associação de Congadeiros, que conta com 30 grupos em toda a cidade. Em 2010, a Secretaria de Cultura e Comunicação criou a Guarda de Congo do Casarão, composta por congadeiros já aposentados e que têm disponibilidade para se apresentarem em horários diversos e em festividades locais e fora da cidade, caso necessário. 

O Centro Cultural Casarão conta ainda com a presença de José Roberto Souza como coordenador do setor de Cultura Popular, o que garante a preservação da história do congado na cidade. 

O local tem se tornado cada dia mais referência para pesquisas históricas de estudantes de todas as idades e interessados na cultura local. José Roberto, que é também relações públicas da Associação de Congadeiros, preserva documentos que datam do início do século XX. “Com a falta de interesse dos jovens em continuar a tradição do congado, a preservação do material e das comemorações ajudam a manter viva essa cultura”, afirma o presidente da Associação,  Geraldo Simeão.