Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

III Jornada Mineira do Patrimônio Cultural


 
A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, com o apoio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), realiza na próxima semana a III Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.

Entre os dias 12 e 16 de setembro, a Jornada terá uma programação repleta de atrações, como debates, manifestações artísticas, exposições, além do lançamento, no primeiro dia, do Plano Diretor para Equipamentos Patrimoniais.

Fredy Antoniazzi, secretário municipal de Cultura e Comunicação Social e presidente do COMPAC, explica que a Prefeitura e a Secretaria Municipal cumprem a função de órgãos públicos que zelam pela preservação de nosso patrimônio histórico e, junto ao IEPHA, realizam a Jornada do Patrimônio Cultural. “A realização da terceira edição tem a intenção de esclarecer a população sobre a necessidade de preservamos não só o patrimônio arquitetônico de Sete Lagoas, mas também o objetivo de ampliar a nossa percepção sobre a nossa história e nossa memória”, afirma o secretário municipal.

A terceira Jornada Mineira comemora os 40 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (IEPHA), com o tema “Quando a minha história conta a história de todos”. Com realização em várias regiões do Estado, a Jornada tem o objetivo de fazer com que as instituições culturais e os municípios mineiros reflitam sobre o papel e a atuação dos diversos agentes responsáveis pela promoção e valorização do patrimônio cultural em suas comunidades, contribuindo para a construção da história social e a preservação da memória local.


PROGRAMAÇÃO DA III JORNADA MINEIRA EM SETE LAGOAS

12/09 (segunda-feira)

  • Café para o lançamento oficial do “Plano Diretor dos Equipamentos Patrimoniais”, realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura e da Prefeitura, através da empresa MGTM.

  • Entrega da cartilha de educação patrimonial “300 anos da Sesmaria das Sete Lagoas” para as escolas da cidade, com a presença do secretário municipal de Educação, Fernando Campos Abreu Júnior.

  • Apresentação de alunos da Escola Municipal de Artes Musicais.

Locais: Centro Cultural Nhô-Quim Drummond (Casarão) e Museu Histórico Municipal
Horário: 9h


13/09 (terça-feira)

  • Projeto “Matando as Saudades”, com projeção de fotos históricas da cidade e bate-papo com personalidades da história cultural de Sete Lagoas.

Convidados: Gilson Matos e Geraldo Tchó.
Mediador: Cláudio Diniz, historiador e diretor dos Museus de Sete Lagoas.

Local: Museu do Ferroviário
Horário: 19h


14/09 (quarta-feira)

  • Debate “Patrimônio preservado acende a economia” – Como a preservação do patrimônio arquitetônico revaloriza os imóveis e potencializa o turismo da cidade.

Convidados: Marília Machado – Arquiteta, Urbanista e Diretora de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (IEPHA/MG)

Rogério Stockler de Mello – membro do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais (CONEP) e Diretor da Organização de Defesa do Patrimônio Cultural (ODEPAC/MG)

Mediador: Fredy Antoniazzi – Secretário de Cultura e Comunicação Social de Sete Lagoas e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC)

  • Abertura da Exposição Fotográfica - Sete Lagoas Preservada

Local: Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira
Horário: 9h30 às 12h


15/09 (quinta-feira)

  • Edição especial do “Projeto Arte Quinta na Praça – Sete Lagoas conta a sua História.”

  • Exposição da Pinacoteca Sete-lagoana com obras de artistas da cidade e região e exposição de fotos antigas.

  • Apresentação da Banda União dos Artistas

Local: Praça Tiradentes
Horário: 18h30


16/09 (sexta-feira)

  • Apresentação de dança do Projeto Africanidades, com alunos da Escola Municipal Francisca Ferreira de Avelar.

Local: Museu do Ferroviário
Horário: 10h

  • Apresentação da Guarda de Congo do Casarão, composta de integrantes de guardas de congo e Moçambique de Sete Lagoas.

Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
Horário: 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário