Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sete Lagoas recebe 9ª Cavalgada de Santo Antônio

Evento homenageia padroeiro da cidade


Foto Divulgação

Considerado o santo mais popular do Brasil, Santo Antônio, padroeiro de Sete Lagoas receberá homenagens nesta quarta feira, 13 de junho com a 9ª Cavalgada de Santo Antônio. O evento realizado pelo Clube Protetor do Cavalo terá inicio às 10h e tem como ponto de partida e chegada o Centro de Equitação Novo Rancho, localizado à avenida Perimetral, ao lado da Fazenda das Melancias.
Os organizadores e apoiadores da cavalgada convidam a todos os cavaleiros e amazonas da cidade e região para celebrarem a data com essa manifestação da cultura local. Os participantes receberão diploma de participação.


Santo Antônio

Filho de uma família de posses, Fernando de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Seu nome, associado como santo casamenteiro e padrinho dos enamorados, rendeu muitas lendas ao longo dos tempos.


Santo Antônio

Entre a mais famosa consta a de que teria deixado saquinhos com moedas nas chaminés de três donzelas que lhe dirigiram preces. Por não terem dotes, as humildes moças estavam impossibilitadas de casar, já que o costume antigo determinava o pagamento de certa quantia para que o enlace se concretizasse.

Santo Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231 e lá seu corpo está sepultado. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX e é nesta data que se comemora o seu dia. Padroeiro de Sete Lagoas, Santo Antônio consagra diversos eventos em sua homenagem, a exemplo desta cavalgada e as tradicionais barraquinhas na Catedral que leva seu nome.

Serviço

9ª Cavalgada de Santo Antônio

Data: 13 de junho

Hora: 10h

Local: Centro de Equitação Novo Rancho - Avenida Perimetral, ao lado da Fazenda das Melancias

Realização: Clube Protetor do Cavalo

Apoio: Prefeitura/Secretaria de Cultura e Comunicação Social, Clidesp, Cácia Couros, jornais Sete Dias, Tribuna, Notícia, Rádio Musirama, Serralheria Metal Minas, Lubri mais, Serra de Cipó Piscinas, O Fazendeiro, Rogério Selaria e Drogaria Lagocenter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário