Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cine Cerrado Especial: Dia do Cinema Brasileiro

Exibição especial acontece na Faculdade Promove
Projeto Cine Cerrado
Foto Divulgação

Em 19 de junho de 1889 nascia o primeiro filme em movimento genuinamente brasileiro, oriundo das mãos e amor pela arte do cinegrafista italiano Afonso Segreto, ao chegar da Europa a bordo do navio Brésil. O fato fez com que a Agência Nacional de Cinema (Ancine) escolhesse o dia 19/06 para se comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, duplamente comemorado no dia 05 de novembro.

Celebrando a data em Sete Lagoas, o Dedo de Prosa (dedodeprosa.blog.br) fará uma sessão especial do Cine Cerrado. O evento acontecerá nesta terça feira, 19 de junho, às 19horas, no auditório da Faculdade Promove Campus I, localizado à Rua Dr. Pena, 35, Centro.

O filme escolhido para celebrar a data é o premiado “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé (2003), produzido pela Bananeira Filmes. A obra que traz em seu elenco nomes como José Dumont, Matheus Nachtergaele, Jorge Humberto e Santos, Gero Camilo, Luci Pereira e Maurício Tizumba, conta a história de um vilarejo que se vê ameaçado e precisa registrar sua história na tentativa de salvar suas vidas e o local onde vivem.

O Cine Cerrado conta com a parceria da Bananeira Filmes e Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social. A edição de junho é realizada com o apoio da Faculdade Promove.

Sinopse

Foto Divulgação

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Premiações

Dentre os vários prêmios conquistados pela obra vale destacar:

Grande Prêmio Cinema Brasil: categorias Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo) e Melhor Roteiro Original;

Festival do Rio: categorias Melhor Filme - Júri Oficial, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Ator (José Dumont);

Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça;

Sete Troféus Calunga: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo), Melhor Edição de Som e Melhor Atriz Coadjuvante (Luci Pereira). E ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE - Festival do Audiovisual (2003);

30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas (Bélgica): Premio de Melhor Filme Independente e de Melhor Roteiro;
Prêmio de Melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Punta del Este (2004) e Prêmio de Melhor filme de ficção no 5º Festival de Cinema des 3 Ameriques 2004 (Quebec, Canadá).
Serviço:

Cine Cerrado especial Dia do Cinema Brasileiro
Data:
19 de junho (terça feira)
Horário: 19horas
Local: Auditório a Faculdade Promove Campus I – Rua Doutor Pena, 35, Centro
Entrada Franca
Classificação indicativa do filme: 14 anos
Fonte: Ascom Prefeitura/ dedodeprosa.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário