Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Procissão marca atividades da Festa de Santa Helena e Santa Cruz

Guardas saíram do Casarão em direção ao alto da Serra

Festa da serra 2012
Foto: Quin Drummond/Ascom Prefeitura de Sete Lagoas
A procissão em louvor a Santa Helena e Santa Cruz, ocorrida no último sábado, 05 de maio, mobilizou grupos e fieis de todos os cantos da cidade. Numa demonstração de devoção e beleza, os fieis saíram da Praça Tiradentes, seguindo para o alto da Serra, onde foi feito o levantamento da bandeira e a queima de fogos. Com o apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura e Comunicação Social, a programação atraiu uma multidão e transcorreu com tranqüilidade e segurança, evidenciando a força desta festa religiosa, além da sua expressividade cultural.

“A Prefeitura dá o suporte para que a tradição e a fé se unam no culto a Santa Helena e Santa Cruz, que agregam pessoas independentemente de classe social e cultural, pois são unidos pela fé”, explica Fredy Antoniazzi, secretário de Cultura e Comunicação Social, que como de costume acompanhou todo o processo e transcorrer da festa.

Algumas guardas que se atrasaram, devido à saída antecipada (comparada a dos outros anos) do cortejo, ocorrida às 17h, integraram o grupo no meio do percurso, o que não tirou a beleza e legitimidade da festa. A festa que atrai pessoas de diversos lugares é o principal símbolo da religiosidade e fé dos sete-lagoanos que, ano a ano, acompanham o cortejo em direção ao alto da Serra e participam das ações comemorativas. “Não foram uma nem duas vezes que encontrei estrangeiros tirando fotos e participando da nossa festa de Santa Helena”, comenta Dilermando Cunha, ex-presidente da Irmandade de Santa Helena e da Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena.

Festa da serra 2012
Foto: Quin Drummond/Ascom Prefeitura de Sete Lagoas
Dilermando, assim como tantos outros, é um sete-lagoano que desde criança participa da festa, levado pelo seu pai, também devoto de Santa Helena. A programação da centenária festa em louvor a Santa Helena e Santa Cruz se encerra nesta segunda feira, dia 07 de maio, com celebrações e terços. Além da efetiva participação da Prefeitura/Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, junto à Comissão Zeladora Capela de Santa Helena e Associação Regional dos Congadeiros de Sete Lagoas, a festa contou com os seguintes apoios: Cortinas Carnot, Ar Frio Refrigeração, Abrassete Equipamentos de Proteção Individual, Auto Elétrica Santa Helena, Café da Serra, Lalado Freios e Mola, Gerais Seguros e Veículos, Edson Escapamentos, Drogaria Lobato, Dalton Retífica, Sinal Despachante, Óticas Ronaldo, Supercarne, Sigma, Gráfica Tameirão e JG Gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário