Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

terça-feira, 8 de maio de 2012

Comissão Zeladora Capela de Santa Helena e Prefeitura Municipal divulgam balanço da

Evento contou com a participação de 15 mil pessoas

Encerrada na última segunda, a Festa da Serra reuniu durante toda a semana cerca de 15 mil pessoas, de acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar. Segundo a Comissão Zeladora Capela de Santa Helena, a mobilização popular, aliada ao incentivo e apoio da Administração Municipal, foram determinantes para que as atividades atendessem ao objetivo de divulgar a cultura local e manter viva a maior festividade popular que Sete Lagoas possui: a tradicional e centenária Festa da Serra de Santa Helena.

Festa da serra 2012
Foto: Quin Drummod/AscomPrefeitura de Sete Lagoas


A Festa, que anualmente leva milhares de pessoas até o alto da Serra, com o cortejo de Congados e Moçambiques, é influenciada por propósitos religiosos, mas também resgata tradições da nossa ancestralidade africana, tão presente e significativa na cultura brasileira. O apoio a essas ações de resgate da identidade histórico-artístico–cultural dos sete-lagoanos é uma das marcas da atual Administração que, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, tem dado suporte e apoio aos grupos artísticos e presentes na cidade.

Vicente Natividade, presidente da Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena, que organiza a Festa da Serra, comandou a reforma da capela do século XIX, que teve todo o telhado, pintura e decoração refeitas. As imagens de Santa Helena e a pintura do altar da mesma foram obras dos artistas Magno Amaral e Adriana Drummond. Vicente Natividade faz um balanço positivo dos festejos em 2012: “a Prefeitura nos últimos anos tem nos dado mais apoio e organização nesse grande encontro de cultura e identidade do nosso povo. A presença da Secretaria de Obras, do Meio Ambiente, do SAAE e principalmente da Cultura, nos deixou mais animado a continuar a luta que é realizar nossa Festa. A gente faz tudo com muita fé em Santa Helena, mas o trabalho de todos da Comissão é enorme. Precisamos da Prefeitura aqui, todos os anos!”


Foto: Quin Drummond/Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Para garantir o bom funcionamento da festa, foram mobilizadas as secretarias de Obras Públicas, que enviou máquinas para reparar as estradas de terra que dão acesso a Serra, além do deslocamento de pintores, bombeiros, carpinteiros e eletricistas para procederem os devidos reparos, instalações e montagem do palco; a de Meio Ambiente, responsável pela  limpeza das estradas de acesso e do alto da Serra antes, durante e após a festa; e o SAAE que forneceu 2 mil copos de água potável e vários caminhões pipa para abastecimento no local, ao longo de uma semana.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a falta de consciência ecológica e cidadania demonstrada por alguns cidadãos, ainda entristece.  Após os festejos, foi possível observar bastante lixo espalhado pela Serra de Santa Helena, patrimônio religioso, ecológico e cultural da cidade. Muitas lixeiras são disponibilizadas pela Prefeitura e placas sinalizavam a localização das mesmas. Segundo o Secretário, Cláudio Ribeiro Figueiredo (Busu), “a equipe responsável pela limpeza urbana esteve no local durante toda a festa, mas, devido ao grande volume de lixo, não foi possível realizar toda a limpeza no mesmo dia. No início dessa semana, uma equipe de limpeza foi especialmente deslocada para realizar a limpeza da Serra de Santa Helena", confirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário