Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lançamento do Projeto Literata 2011

 O escritor Fernando Sabino é o grande homenageado da principal festa literária de Sete Lagoas.

Com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, a Iveco promove, entre os dias 23 e 26 de novembro, a segunda edição da festa literária de Sete Lagoas, a Literata. O grande homenageado deste ano será Fernando Sabino, escritor mineiro consagrado por obras como “O Encontro Marcado”, “O Homem Nu” e “O Grande Mentecapto”, e que vão inspirar temas de discussões literárias, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentações diversas, para públicos de todas as idades.  E também pelo segundo ano a Prefeitura recebe a festa literária no principal espaço da cidade voltado à cultura, o Centro Cultural Nhô-Quin Drummond (Casarão), na Praça Tiradentes.

O lançamento da Literata 2011 foi realizado na última quarta-feira (19), na Galeria Myralda, pelo diretor de Comunicação da Iveco, Marco Piquini, o secretário municipal de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, e o jornalista e escritor Humberto Werneck, responsável pela curadoria do evento. “Escolhemos Sete Lagoas para a realização do Projeto Literata porque é a cidade mais importante para a Iveco. Entendemos que uma grande empresa não deve pensar somente em geração de renda, mas principalmente deve ter compromisso e projetos sociais que envolvam a comunidade e contribua para seu crescimento”, afirmou o diretor da empresa patrocinadora da Literata.

O secretário Fredy Antoniazzi explicou que a Prefeitura e a secretaria municipal apoiam e divulgam a realização desta segunda edição para que os sete-lagoanos tenham a oportunidade de conviver com a literatura e alguns dos mais importantes e atuais escritores do cenário nacional. “A Literata vem de encontro ao desejo de todos de ampliação do campo de consumidores da boa literatura. O gosto pela leitura é a base para a formação de nossa cidadania. Através desse contato com o universo literário, acontece o amadurecimento das pessoas como cidadãs de suas próprias comunidades e do mundo”.

Os organizadores da Literata acreditam que a obra de Fernando Sabino tem um apelo popular extremamente forte, que permite a abordagem de todas as suas vertentes artísticas, nos debates sobre a prosa, poesia, ficção, inclusão digital, teatro  e música. O evento tem a chancela da Iveco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e a realização da Via Comunicação e da Quarteto Filmes.

Já confirmaram presença nesta Literata os escritores Luiz Fernando Veríssimo, João Paulo Cuenca, Fabrício Carpinejar, Paulo Roberto Pires, Ivan Ângelo, Fernando Paixão e Sérgio Rodrigues. A programação deste ano deve repetir o sucesso da primeira edição, que homenageou Guimarães Rosa e reuniu mais de 3 mil pessoas nos debates e atividades paralelas.


Luiz Fernando Veríssimo

Paulo Roberto Pires

Ivan Ângelo

Fabrício Carpinejar

João Paulo Cuenca

Nenhum comentário:

Postar um comentário