Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeitura traz o jornalista Lucas Figueiredo a Sete Lagoas

 Lucas Figueiredo lança o livro Boa Ventura! no dia 24 de outubro e fala sobre os 200 anos da corrida do ouro no Brasil


A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, traz à cidade o jornalista e escritor Lucas Figueiredo, para o lançamento do livro: Boa Ventura! – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810) – A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo, da Editora Record.

Vencedor dos prêmios Esso (2007, 2005 e 2004), Jabuti (2010), Vladimir Herzog (2009 e 2005), Imprensa Embratel (2005) e Folha (1997), Lucas Figueiredo vem a Sete Lagoas pela primeira vez para lançar seu quinto livro na Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, no dia 24 de outubro, às 19h.


Com uma descrição minuciosa de personagens e situações históricas, Boa Ventura! faz a reconstituição  do século em que a corrida do ouro no Brasil provocou avassalador impacto nas Américas, na África e na Europa. Lucas Figueiredo lança mão de um texto sedutor, além da pesquisa rigorosa, para tecer uma narrativa de aventura sobre a exploração da maior reserva de ouro até então conhecida no planeta, com cerca de 1.000 toneladas do metal precioso depositadas praticamente à flor da terra.

De jornalista a escritor – Formado na PUC Minas em 1991, Lucas Figueiredo começou o jornalismo em um jornal comunitário. Três anos depois, começou a trabalhar no jornal Folha de São Paulo, em sua sucursal de Brasília, onde ficou até 2001, quando mudou para a sede do jornal em São Paulo. Foi na Folha de São Paulo que Lucas Figueiredo descobriu a ligação do Esquema PC Farias com a máfia italiana, o que resultou em sua primeira aventura literária.

O jornalista lançou em 2000 seu primeiro livro, o best-seller Morcegos Negros, também pela editora Record, obra que foi fruto de apurações anteriores sobre escândalos e corrupção no governo Collor, o impeachment do ex-presidente e o Esquema PC Farias. O livro foi lançado sem nenhuma pretensão comercial, mas acabou lançando Lucas Figueiredo na lista dos melhores jornalistas escritores do país.

A história do serviço secreto brasileiro, dos governos de Washington Luís a Lula, foi a base da investigação que durou sete anos e resultou no segundo livro de Lucas Figueiredo, Ministério do Silêncio, em 2005 (Prêmio Vladimir Herzog / menção honrosa / categoria Livro-reportagem).

Em sua terceira obra, O Operador (2006), o jornalista aponta como – e a mando de quem – Marcos Valério trabalhou para os partidos PSDB e PT e inventou o valerioduto.

O quarto e último livro antes de Boa Ventura!, traz os bastidores da guerra entre defensores e opositores da ditadura militar que comandou o Brasil de 1964 a 1985. Olho por Olho narra a última batalha dessa guerra, que foi travada por dois livros: Brasil: Nunca Mais — de denúncia sobre a tortura praticada pelas Forças Armadas — e o nunca publicado Orvil, a resposta do Exército, sobre a guerrilha e o terrorismo de esquerda. Com essa obra, Lucas Figueiredo foi vencedor dos prêmios Jabuti 2010 (2º lugar/categoria Reportagem) e Vladimir Herzog 2009 (1º lugar/categoria Livro-reportagem).

SERVIÇO
Debate com Lucas Figueiredo, autor de Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810).
Dia: 24 de outubro
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura, avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário