Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sete Lagoas recebe peça Balaio Popular


Cia Grupontapé de teatro de Uberlândia em única apresentação no próximo sábado

Fomentando o intercâmbio cultural e oferecendo entretenimento aos visitantes da Feira de Artes e Artesanato, o Grupo de Contadores de Histórias Boi da Manta, apoiado pela Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura e Comunicação Social, traz para a praça da Feirinha, neste sábado, 28, às 20 horas, a peça teatral “Balaio Popular” do Grupontapé de Teatro da cidade de Uberlândia/MG.
Grupontapé de Teatro/Uberlândia

Antes da apresentação, o grupo, que em seus 10 anos de existência conquistou grande expressividade no âmbito do teatro em empresas, treinamentos e dinâmicas, espetáculos e dramaturgia, fará um encontro com grupos locais para compartilhar ideias e experiências teatrais. O encontro acontecerá às 15h30, no Serpaf.

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé de Teatro une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de BH, e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

A entrada em cortejo, música, as cenas dentro do círculo que é o espaço cênico, conotam a linguagem própria para rua. O roteiro foi desenvolvido através de pesquisas da cultura popular focada na região Sudeste. As cenas resgatam a arte de contar histórias e trazem lendas, parlendas, brincadeiras infantis, provérbios, jogos de adivinhação e cantigas populares que perduram de geração em geração.

A abertura com o texto “Ser Mineiro” de domínio público, revela de forma engraçada e curiosa um pouco do costume dos habitantes do Estado de Minas Gerais. A lenda de Nossa Senhora Aparecida reforça ainda mais a característica da religiosidade e crendice do povo. De forma lúdica o espetáculo “Balaio Popular” é um convite para a valorização das nossas raízes, porque afinal o Grupontapé não quer dizer “... que pena, já não se brinca mais como antigamente.”, mas sim “tem uma brincadeira bem legal que é assim...” conclui Fernando.

“Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.
 A iniciativa é uma realização da Autoforjas com produção do Grupo de contadores de Histórias Boi da Manta em conjunto com o Grupontapé de Teatro. Apoio Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura e Comunicação Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário