Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sábado, 14 de abril de 2012

10ª Semana Nacional de Museus será comemorada em Sete Lagoas

Sete Lagoas sediará, entre os dias 14 e 18 de maio, a 10ª Semana Nacional de Museus, a terceira realizada na cidade. O evento, que acontece anualmente na semana do dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) e é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pretende  sensibilizar os museus e a comunidade em que estão inseridos para o debate sobre temas da atualidade, como patrimônio, relação história e comunidade, arte e cultura.
Museu do Ferroviário


Com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, o encontro reunirá instituições museológicas de todo o país. Em Sete Lagoas, os coordenadores dos Museus “Histórico” e do “Ferroviário”, através da Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura e Comunicação Social e Secretaria Municipal de Educação, coordenarão os trabalhos e receberão os participantes.

Durante a 10ª Semana Nacional de Muses acontecerão visitas monitoradas, previamente agendadas para escolas, e palestras sobre a importância dos bens patrimoniais do município. A diretora dos museus de Sete Lagoas, Charlene Amorim, considera a inclusão do município no circuito brasileiro de museus muito importante, porque incluiu Sete Lagoas em uma ação nacional. “Além disso, os nossos museus terão a oportunidade de demonstrar para a população os trabalhos desenvolvidos e suas linhas de pesquisa, fortalecendo-se, pois, a comunidade que vai ao museu, se vê no museu, se identifica e se transforma”, enfatizou.

Analisando o lado educacional da programação, Charlene Amorim vê grandes possibilidades em se formar multiplicadores, “pois essas ações educativas fortalecem tanto as instituições, quanto a comunidade que se encarregará  em multiplicar e difundir as informações, auxiliando no processo de conhecimento, apropriação e valorização dos bens culturais do município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário