Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Missa campal no Museu do Ferroviário comemora o dia do trabalhador

O dia 1º de maio, dia do trabalhador além de ser uma data especial simboliza a memória histórica de Sete Lagoas que há 53 anos celebra esta data com a tradicional Missa do Trabalhador nos jardins do Museu do Ferroviário.

Este ano a missa, tradicional desde a época da Rede Ferroviária, será celebrada pelo Padre Roberto da Paróquia de Santana e São Joaquim e colaboradores em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, e contará, ainda, com a presença do coral da Igreja de Santana e da Banda de Música União dos Artistas, com início previsto para as 7h30.


Sobre a Estação/Museu

A Estação Ferroviária de Sete Lagoas, primeiro marco de expansão urbana do município, foi inaugurada em 12 de setembro de 1886. Em março de 1.957 passou a ser chamada de Rede Ferroviária e no dia 19 de dezembro de l.992 passou por ela o último trem de Sete Lagoas.

Hoje, pode até não parecer, mas as estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas.

Em 2000, a estação de Sete Lagoas foi transformada em Museu do Ferroviário e preserva, através do seu acervo e memória dos ferroviários que ainda frequentam o espaço, parte significativa da memória ferroviária e da cidade de Sete Lagoas.

O Museu do Ferroviário espera por todos os trabalhadores e suas famílias para juntos celebrarem este dia de agradecimento e confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário