Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Escola de Música é uma realidade no município

Maestro Ivison Máximo Barbosa, em apresentação com a orquestra de flautas de Araçaí. O mesmo modelo de aulas será implementado aqui em Sete Lagoas, na Escola Municipal de Artes Musicais, no Centro Cultural Casarão.
Jovens de ambos os sexos, alunos das escolas públicas e nascidos entre 1993 e 1999, agora terão a oportunidade de estudar música gratuitamente na Escola Municipal de Artes Musicais, que terá seu funcionamento no Centro Cultural Nhô Quim Drummond – Casarão. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação, e tem como propósito dar oportunidade aos jovens de Sete Lagoas o acesso às artes. “A ideia é fazer com que a cidade tenha uma orquestra musical de jovens que descobrem o talento, que ocupem o tempo com a arte”, afirma o secretário de Cultura e Comunicação e idealizador do projeto, Fredy Antoniazzi.


As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pelo maestro Ivison Máximo Barbosa, todas as terças feiras, das 8h às 10h30, no turno da manhã, e das 14h às 16h30, no turno da tarde. “Para dar início às atividades da Escola, teremos aulas de flauta doce, soprano, contrauto e tenor, mas como o tempo, a ideia é diversificar os instrumentos”, explica o maestro que ajudou a fundar a escola de música de Araçaí há cinco anos e hoje a escola conta com uma orquestra jovem de cordas. “Os alunos já se apresentam em diversos municípios do estado, já viajaram muito e levam o nome da cidade para fora”, comemora o maestro, que também tem a expectativa de colocar Sete Lagoas no circuito de corais no estado e no país.


Arte é oportunidade

Ivison é setelagoano, músico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou durante 12 anos e se especializou no violino. Aos 10 começou a ter aulas de canto no Coral Dom Silvério, com o maestro João Lucas. Aos 17, com a visita de um maestro gaúcho, ele teve a oportunidade de estudar música com uma bolsa que ganhou e ao invés de ficar 7 meses, como o previsto, Ivison permaneceu por 12 anos no sul do país, aperfeiçoando seu dom. Além de ter tocado nos principais teatros do país, também se apresentou nos EUA e estudou música na Argentina, na cidade de Buenos Aires por seis meses.

“Eu fui caixa de supermercado e faxineiro na adolescência, ainda em Sete Lagoas. A música é capaz de proporcionar auto-confiança, disciplina e ajuda na convivência”, conta Ivison sobre sua experiência de muita transformação por meio da música e do convívio com as artes. E de acordo com o músico e maestro, é esse tipo de oportunidade que a Escola Municipal de Artes Musicais quer proporcionar aos jovens da cidade.


Para os interessados

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de agosto, com 60 vagas iniciais, nas secretarias das escolas públicas (municipais e estaduais) para jovens que nasceram entre os anos 1993 e 1999. Os interessados deverão apresentar uma declaração de freqüência emitida pelas próprias escolas. Para fazer parte da escola é preciso que os alunos tenham disponibilidade e disciplina para viagens, no caso de apresentações fora da cidade.


As aulas serão ministradas todas as terças feiras, das 8h às 10h30 no turno da manhã e das 14h às 16h30 no turno da tarde. Para maiores informações, entre em contato no Centro Cultural Casarão – 3772.3878.

Nenhum comentário:

Postar um comentário