Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ponto de Cultura Yporanga é inaugurado na Festa do Folclore

Secretário de Cultura de Sete Lagoas, Fredy Antoniazzi, discursa na inauguração do Ponto de Cultura Yporanga
Peça "Auto do Boi da Manta" dos alunos de teatro do Serpaf

Grupo Convivência apresenta no lançamento do Ponto de Cultura


Sete Lagoas, Paraopeba e Santana de Pirapama ganharam, nesta quarta-feira (25), um aliado na preservação das tradições populares: o Ponto de Cultura “Yporanga”, inaugurado oficialmente no anfiteatro do Casarão durante a 24ª Festa do Folclore. Ao longo de três anos, oficinas, palestras e apresentações farão parte das estratégias para fortalecer a origem de movimentos culturais.

Proposto pelo Serpaf com o apoio da Secretaria de Cultura e Comunicação,o projeto envolve também o Clube de Letras e o grupo quilombola da Pontinha com o objetivo de não deixar morrer as raízes de uma parte da região Central de Minas. Para o secretário de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi, o desafio está redescobrir uma forma de atrair a juventude à cultura. “O processo de acessibilidade à informática é fundamental”, comenta. A representante do Serpaf, Isabel Isilda, acredita que a inter-relação do Ponto entre diversos segmentos sociais, passando por gerações e etnias, vai gerar referenciais no futuro.
 
Na comunidade quilombola da Pontinha, por exemplo, ações serão direcionadas para o resgate das origens, tradições e costumes, explica a assistente social, Jucilene de Freitas. O primeiro passo é uma pesquisa sócio-histórica para levantar os traços de identidade dos antepassados do século XIV, os quais formaram um grupo de refugiados de Ouro Preto liderados por Chico Rei, africano que perdeu a família na travessia pelo oceano Atlântico e lutou pela carta de alforria. “O trabalho do ponto de cultura será focado na maior aceitação da própria cultura por parte dos descendentes do quilombo”, diz.

Fotos de Leo Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário