Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sete Lagoas sediará treinamento do Ministério da Cultura

Sete Lagoas será palco de um dos mais importantes encontros para definir a política cultural do país. O Ministério da Cultura selecionou o município para receber os gestores e produtores culturais brasileiros para debaterem diversos assuntos pertinentes ao setor no próximo dia 27, na Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, a partir das 9h30.
 
O encontro, além de reforçar a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), se apresenta como um dos projetos mais importantes do Ministério da Cultura por integrar, apoiar e incentivar a cultura de 782 municípios e 17 estados. Também serve para informar aos gestores culturais e artistas locais as alterações na legislação de fomento e incentivo à cultura e esclarecer dúvidas quanto sobre as adequações e sobre o Fundo Nacional de Cultura, o FNC.

O Fundo Nacional da Cultura (FNC) é um fundo público constituído de recursos destinados exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais. O benefício pode ser concedido por meio de programas setoriais realizados por edital ou por meio de ações de apoio a propostas que, por sua singularidade, não se encaixam em linhas específicas de ação, as chamadas propostas culturais de demanda espontânea.

Aproveitando a oportunidade, o Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional em MG, Fundação Nacional de Artes e em parceria com a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, realizará no mesmo dia, um encontro com artistas, produtores e jovens realizadores. Na ocasião será apresentado o Edital Micro Projetos da Bacia do São Francisco e realizada a oficina de elaboração de projetos com vista ao edital.

O treinamento, que já aconteceu em cidades como Belo Horizonte, Santa Catarina e Rio de Janeiro, chega a Sete Lagoas por ter a cidade mostrado um bom desempenho e avanços em ações de incentivo e valorização da cultura. A edição Sete Lagoas contará com a presença de representantes de cidades vizinhas como Paraopeba, Caetanópolis, Araçaí, Cordisburgo, Prudente de Morais e Jequitibá, além de gestores de todas as regiões brasileiras.

 A Programação terá as seguintes atividades:

 Manhã

Público: Gestores e assessores municipais de cultura
Horário: de 09h30min às 12H
Atividade: Apresentação e debate sobre o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura.

 Tarde

Público: Gestores, artistas e produtores culturais
Horário: de 14 às 17H
Atividade: Apresentação do Edital “Micro Projetos Bacia São Francisco” e oficina para elaboração dos projetos.
Os interessados em participar deverão confirmar presença pelos telefones: 31- 3773 5687/3772 7631

Nenhum comentário:

Postar um comentário