Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Maroca anuncia construção de teatro municipal

A trajetória da Casa da Cultura nas últimas três décadas evidenciou a pujança cultural de Sete Lagoas, determinando, portanto, voos mais altos para este segmento. Diante de tal evidência, o prefeito Mário Márcio Maroca, aproveitou a solenidade de comemoração dos 30 anos da Casa da Cultura, na noite desta segunda-feira, 30, para anunciar a construção de um teatro municipal no terreno próximo a Feirinha, na Praça Dom Carlos Carmelo Motta. Para tanto, ele conclamou os deputados federais Eduardo Azeredo – presente à festa – e Márcio Reinaldo, representado pelo assessor Anderson, além do deputado estadual Duílio de Castro, junto com o Executivo Municipal, buscar recursos para a concretização do projeto. “Devemos ao menos adiantar esta obra”, frisou.

Apresentação do tenor sete-lagoano Ernane Dias


Mário Márcio Maroca agradeceu a toda classe artística e produtores culturais, especialmente ao secretário da Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, e seu Adjunto, Alan Keller, pelo destacado trabalho empreendido principalmente nos últimos anos em Sete Lagoas. Ele lamentou não ter podido investir mais neste setor durante sua gestão, priorizando, em razões da escassez de recursos, sobretudo a saúde e a educação, em detrimento às demais áreas.

As demais autoridades enalteceram o potencial cultural de Sete Lagoas e o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi destacou a diretriz traçada pela atual administração. Segundo ele, o caminho percorrido para implementar este segmento no município situa a cultura como gênero de primeira necessidade, pois “ela  enriquece e amplia o desenvolvimento humano”. Na sua avaliação, a cultura tem um papel essencial na vida das pessoas e destacou: “em todas as vidas, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, nos processos de inclusão, de formação de cidadania e nas saídas do mundo contemporâneo para a sustentabilidade de um planeta em assustadora transformação”. 

Orquestra Municipal de Flautas


O encontro cultural que marcou os 30 anos da Casa da Cultura contou com a regência do maestro Ivisson Máximo junto à Orquestra Municipal de Flautas que, ao puxar o tradicional “Parabéns pra você”, foi acompanhado por um auditório repleto de entusiasmo. Também se apresentaram o tenor Ernane Dias – natural de Sete Lagoas e que vive atualmente em Adria/Itália, aperfeiçoando sua arte –, a soprano Fernanda Plink e o pianista Gustavo do Carmo. Aplaudidos de pé, o trio emocionou a todos com o grand finale no palco.
Uma performance, pelos corredores da Casa da Cultura, foi realizada pelo Grupo de Teatro Popularizô. Após a apresentação, os artistas, produtores culturais, autoridades e demais convidados participaram de um coquetel.

Uma história contada pela dedicação dos amigos da cultura

Nomes como o do ex-prefeito Afrânio Avelar, quem efetivou a obra e o do ex-presidente do Clube de Letras de Sete Lagoas, Francisco Timóteo Pereira, quem nomina a Casa da Cultura, foram lembrados em meio a tantos outros que ainda fazem parte de uma história contada a partir da dedicação daqueles que amam a arte, seja ela expressa da melhor forma que lhe convém em meio a tanta diversidade espalhada por aí. Entre eles, se fez presente a atual presidente do Clube de Letras de Sete Lagoas, Marisa da Conceição Pereira, uma das idealizadoras do projeto da Casa da Cultura.

Prefeito Mário Marcio Maroca


Contabilizando incontáveis apresentações ao longo dos 30 anos de atividades ininterruptas, a Casa da Cultura recebe, em média, 22 mil pessoas por ano em seu pequeno auditório de 140 lugares. Palco não apenas das artes teatrais e musicais, incluindo a literatura e as artes plásticas, a Casa da Cultura sempre esteve acessível a todos para a realização de seminários, reuniões, encontros e debates, dentre outras atividades coletivas.



Com o projeto básico do arquiteto Cláudio Godim Belezza e o de execução a cargo de Sastre Soares Moreira, à época engenheiro da Prefeitura Municipal, a Casa da Cultura também contou com o acompanhamento da arquiteta Maria Eunice Campolina Avellar, ainda hoje envolvida com o projeto de reforma do local. Além do Auditório Wilson Tanure, a Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira conta ainda com a Galeria Fernandino Jr. e a nova Galeria Myralda, que desde 2010 é dedicada exclusivamente às Artes Plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário