Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Casa da Cultura 30 anos, toda arte, para todos!


Casa da Cultura 30 Anos - Toda Arte para Todos

Na próxima segunda-feira, 30 de janeiro de 2012, o mais requisitado espaço cultural público de Sete Lagoas completa 30 anos de atividade ininterrupta. Inaugurada em 1982, a Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira foi e continua sendo palco da nossa diversidade cultural, apresentando teatro, música, dança, literatura, artes plásticas e visuais,  além de seminários, reuniões, encontros, debates, dentre outras atividades coletivas.

Com um histórico digno de comemoração, a Casa da Cultura já recebeu milhares de artistas locais, regionais, nacionais e internacionais e, mesmo com um pequeno auditório de 140 lugares, recebe, em média, 22 mil pessoas por ano. Além de funcionar como sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, o prédio abriga não apenas o Auditório Wilson Tanure e a Galeria Fernandino Jr, mas também a nova Galeria Myralda, que desde 2010 é dedicada exclusivamente às Artes Plásticas.


A ideia da criação de um espaço físico exclusivo para as manifestações artísticas e culturais na cidade foi do Clube de Letras de Sete Lagoas. O ano era 1968 e o então vereador e clubista, João Carlos Andrade, foi autor do Projeto de Lei de criação da Casa da Cultura de Sete Lagoas, aprovado em sua primeira apresentação por unanimidade. Então, essa Lei Municipal, de nº 1319, de 15/10/1968, foi assinada por Dr. Afrânio de Avellar, prefeito na época.
Secretário de Cultura e Comunicação Fredy Antoniazzi
e Maria Eunice Campolina Avellar Marques

Passaram-se mais de 10 anos até que se concretizasse essa ideia, desde a aquisição do terreno às margens da Lagoa Paulino, bem como as verbas para a construção da Casa. Não por coincidência, foi em seu retorno ao comando municipal em 1978, que o mesmo Dr Afrânio passou a se dedicar a tal construção, atendendo aos anseios de personalidades da cidade que cobravam a obra. Entretanto, a participação de Francisco Timóteo Pereira e dos demais integrantes do Clube de Letras foram fundamentais nessa mobilização, que aconteceu ao longo dos anos 1970, com esse grupo lutando e cobrando do poder público, a execução daquele espaço público para a cidade.

Finalmente, com a década de 1980 veio a concretização do sonho comum aos amantes da cultura em Sete Lagoas: tendo como projeto básico do arquiteto Cláudio Godim Belizza (Belezza), de Belo Horizonte, iniciou-se a construção da nossa Casa da Cultura. A execução do projeto básico ficou a cargo de Sastre Soares Moreira, engenheiro da Prefeitura e o detalhamento, acabamento e acompanhamento da obra foi feito gratuitamente pela arquiteta Maria Eunice Campolina Avellar Marques, ambos sete-lagoanos.


Arte do Projeto Hip Hop em Movimento
 Para comemorar este importante marco na história cultural de Sete Lagoas, o ano de 2012 será especialmente dedicado ao aniversário da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira e aos que participam de sua história, com programações diversificadas aberta ao público. E quem quer saber mais essa história, que se iniciou no dia 30 de janeiro de 1982 poderá nesta segunda-feira (30/01) conferir:

8h às 11h - Programa Especial Bom Dia Eldorado Casa da Cultura 30 anos, da Rádio Eldorado AM 1.300, que vai estar ao vivo, no saguão da Casa,  com apresentação de Leila Dias, entrevistando ex-diretores da Casa e ex-secretários de Cultura de Sete Lagoas, além de artistas e personalidades que fizeram a história da Casa da Cultura. O programa poderá ser acompanhado pela rádio ou pelo site
www.eldorado1300.com.br

17h as 19h - Pedágio 30 anos da Casa da Cultura com os atores Gustavo Gomes e Loló, em frente a Casa.

20h - Evento de Confraternização 30 anos da Casa da Cultura (em homenagem à classe artística e cultural, com convite especial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário