Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Casa da Cultura completa 30 anos de dedicação à diversidade cultural

Casa da Cultura - Ilustração DMtrius Cotta
Os amantes da arte e aqueles que escreveram história pelos corredores e palco da Casa da Cultura são os grandes homenageados pelos 30 anos de atividade deste importante espaço público.  Nesta segunda-feira, 30, a Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, completa três décadas de história e dedicação à arte. Por este reduto da arte e da cultura passaram inúmeros artistas e movimentos da arte como o teatro, a dança, espetáculos musicais, exposições e cinema, entre outros. E para comemorar uma data tão especial, nada melhor que uma programação repleta de arte e cultura para presentear a população e a cidade.

Nesta manhã, o Programa Bom Dia Eldorado, da rádio de mesmo nome, apresentado pela radialista Leila Dias e transmitido pela freqüência 1300 AM, fugindo aos padrões, foi transmitido diretamente da Casa da Cultura, onde foi montado um verdadeiro estúdio para receber os convidados e entrevistados. O programa, além de agradar os ouvintes e participantes, permitiu aos visitantes conhecer um pouco mais da rotina de uma rádio.  Segundo Leila Dias, a experiência agradou em diversos sentidos, “fazer essa transmissão, além de ser uma grande felicidade, é muito bom para a população que nos ouve. É uma rara oportunidade para conhecermos mais a própria história”. Durante o programa, inúmeras mensagens de agradecimento e de felicitações chegaram via e-mail e por telefone. “Isso mostra o interesse do público e a receptividade das ações.”

Apresentação da Orquestra de Câmara Opus em 2011


À noite, a programação apresenta concerto lírico com o tenor Ernane Dias, natural de Sete Lagoas. Bacharel em Canto Lírico, Ernane Dias, após se apresentar em vários países do mundo, vive em Adria, na Itália, onde faz mestrado em canto performance.  Também será lançada a campanha pela reforma da Casa da Cultura, onde todos serão conclamados a se tornarem parceiros do projeto.

 
Da poesia à completa diversidade cultural

De acordo com Marisa da Conceição Pereira, presidente do Clube de Letras de Sete Lagoas e uma das idealizadoras do projeto de criação da Casa da Cultura, o projeto nasceu da necessidade de se ter um local para sediar o Clube de Letras. Mas não somente esse desejo fez surgir a ideia de acalentar este sonho. Afinal, era preciso também criar um local, em Sete Lagoas, para abrigar as manifestações artístico culturais e apoiar as pessoas vinculadas à Cultura.

Projeto Arte Brasil - Coral Ciências da Vida


A ideia foi transformada em projeto e levada por João Carlos Andrade à Câmara Municipal, que aprovou e o transformou em lei, no ano de 1968. Quatorze anos depois, em 1982, foi inaugurada a Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira. Hoje, também abriga o Auditório Wilson Tanure, a Galeria Fernandino Jr e a nova Galeria Myralda, que desde 2010 é dedicada exclusivamente às Artes Plásticas.

Ao comemorar seu 30º aniversário, a Casa da Cultura se orgulha pelo fato de ter se transformado em um dos principais centros culturais do Estado, dentre os mais acessados. Embora pequeno, com capacidade para apenas 140 lugares, registra uma ocupação diária e ininterrupta, numa média de 22 mil pessoas por ano. Sem descanso, se mantém como palco da nossa diversidade cultural, recebendo milhares de artistas locais, regionais, nacionais e internacionais. 


Espetáculo de dança em comemoração ao
 Dia da Consciencia Negra em 2009

 Para o secretário de Cultura e Comunicação Social, Frederico Antoniazzi, a Casa da Cultura “é um espaço que concentra um acúmulo histórico de eventos culturais como poucos, uma vez que é um centro cultural muito acessado por todas as classes sociais e por pessoas de todas as idades”. Ele destacou que este é um espaço que hoje está muito aquém do que a cidade necessita “e é exatamente por isso que estamos nos propondo a reunir toda a classe empresarial para abraçarmos um projeto de reforma da Casa da Cultura”. Segundo Frederico Antoniazzi,  embora seja a Prefeitura a mantenedora do espaço, a Casa da Cultura é de toda a comunidade, atendendo a todos, inclusive à classe empresarial já que este é um espaço não apenas dedicado às artes, mas utilizado também para debates e reuniões. “De maneira desburocratizada atendemos a todas as demandas, gerando uma ocupação de segunda a segunda”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário