Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Literata estimula viagem pela cultura do sertão mineiro

Site da Literata: www.literata.net
O Centro Cultural Casarão será palco da primeira festa literária de Sete Lagoas, a Literata, que promete levar as palavras de João Guimarães Rosa para além dos livros. De 17 a 20 de novembro, a programação gratuita e aberta ao público traz debates, mostras, oficinas e exposições sobre as obras do escritor mineiro que retratou o sertão do estado.
Para o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, que representou o prefeito Mário Márcio Maroca na solenidade de lançamento do evento ontem (4) no Casarão, um evento literário não atrai multidões, mas é fundamental para formar cidadania. “A literatura modifica a vida das pessoas, melhorando a alma e a conduta”, ressalta Antoniazzi. 
Secretário de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi, discursa no lançamento da Literata


Dentre as atrações, cinco mesas-redondas com temas específicos, como a biodiversidade do cerrado mineiro. O evento ainda abre espaço para 35 professores da rede municipal de ensino, 360 alunos e 20 recuperandos da Associação de Proteção e Amparo ao Condenado de Sete Lagoas através de três oficinas: contação de histórias; poesia e música; ilustração.

O curador da Literata, Jorge Fernando dos Santos, explica que a literatura extrapola o livro, conversando com os costumes e outras mídias. Santos espera colher como frutos a formação do público e um maior número de leitores. “A literatura é uma grande viagem e as pessoas precisam descobrir esse caminho”, diz.

A festa literária comemora os dez anos da Iveco na cidade, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e iniciativa privada. Na visão do diretor de Comunicação da multinacional, Marco Piquini, a literatura é a expressão de uma civilização, onde a palavra escrita é a base. “Uma sociedade que lê, amplia o compartilhamento de ideias e objetivos em comum”, entende.
Diretor de Comunicação da Iveco, Marco Piquini; curador da Literata, Jorge dos Santos; secretário de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi


HOMENAGEM
João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, na região de Sete Lagoas, em 1908. Ao lado da vida profissional como médico e diplomata, dedicou-se à arte de escrever, estrelando os primeiros contos na revista O Cruzeiro. Em 1946, Rosa lança o primeiro livro: Sagarana, com histórias escritas desde quando era criança. Dez anos mais tarde, o autor lança a obra Corpo do Baile, uma coleção de novelas que foi separada em três volumes: Manuelzão e Miguilim; No Urubuquaquá, no Pinhém. Noites do Sertão. O livro de destaque, o Grande Sertão Veredas, explora as falas do sertanejo, em uma trama entre o homem e o diabo, ambientada no cerrado mineiro. Segundo o curador Santos, apesar de não ser um escritor voltado ao público infanto-juvenil, Guimarães Rosa constrói personagens para as crianças e jovens, como Miguilim.

PROGRAMAÇÃO: www.literata.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário