Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

sexta-feira, 28 de maio de 2010

“Yepocá em Cena” chega ao seu terceiro dia de apresentação em Sete Lagoas

Companhia de Teatro Yepocá promove oficinas, palestras, mesa redonda e apresentações teatrais na Mostra Teatral Itinerante 2010

Na manhã de ontem, dia 27 de maio, a Companhia de Teatro Yepocá alegrou o público com a apresentação do espetáculo “O Papel Roxo da Maçã”, no Centro Cultural Nhô Quim Drumonnd “Casarão”, localizado na Praça Tiradentes, nº 257, Centro – Sete Lagoas.

O projeto “Yepocá em Cena – Mostra Teatral Itinerante 2010” tem patrocínio do Banco Mercantil do Brasil, conta com os recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura e é realizado pela Companhia de Teatro Yepocá. Neste mês de maio, o projeto já foi realizado nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas e Congonhas.

O espetáculo encenado narra a história de Rosa, uma menina de cinco anos muito esperta e curiosa, que está sempre descobrindo coisas novas. A peça é totalmente didática, com muita cor e fantasia, contada de forma divertida, com música e outros elementos lúdicos que enriquecem a encenação. Dois palhaços entraram em cena para garantirem a alegria e diversão para aproximadamente 250 pessoas.

Com direção de Silvino Fernandes, o espetáculo teve duração de 45 minutos e foi encenado pelos atores Luísa Goreti e Bruno Godinho. O texto é uma adaptação do livro homônimo de Marcos Bagno. Estiveram presentes para apresentação os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Escola Estadual Emílio de Vasconcelos Costa, Instituto Regina Pacis, Sesi, além da participação da Associação Comunitária Nova Vida (Projeto).

Outras atividades que, desde o dia 25 de maio, vêm sendo promovidas são as oficinas. Anteontem, dia 26, durante a Oficina de Teatro de Bonecos, os alunos tiveram orientação para aprender manusear o boneco, aprendendo a movimentá-los, além de serem orientados a dar sustentação e leveza ao corpo dos mesmos. A atividade é ministrada pelas professoras Suzana Louzada e Sol Zofiro. Participam das oficinas adolescentes, jovens e adultos, que manifestam interesse por contação de história e teatro de bonecos. No sábado, estes alunos farão uma apresentação criada por eles nestes quatros dias de atividades.

No primeiro dia de oficina as professoras apresentaram os seguintes tópicos: contextualização histórica, exercício de preparação para ator, contação de história. Já no segundo dia, os alunos conheceram algumas técnicas como preparação para ator no teatro de bonecos e esboço dramatúrgico para apresentar.

Para a participante Isabel Dayrell, contadora de história, do Colégio Cenecista Márcio Paulino, a oficina é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos que já possui. “Participando da aula pude perceber que o teatro de bonecos é uma arte que precisamos aprender e treinar constantemente. E acredito que o empenho das instrutoras é o que garante o sucesso da oficina”, acrescenta.

Acontece também, a Oficina de Teatro, sob coordenação de Bruno Godinho. Nesta atividade, os alunos são convidados a conhecerem um pouco mais sobre a técnica de expressão com o intuito de atingir os espectadores com a emoção. Segundo a professora de matemática, Anívia Alves da Silva, participar das oficinas tem sido muito legal. “Sempre tive vontade de fazer um curso de artes cênicas. Agora essa ideia está mais forte em minha mente. Além da possibilidade também, de associar as técnicas, como por exemplo, presença de palco e dinâmica, aprendidas aqui, em minhas aulas”, conclui Anívia.

Já a Oficina de Cenotecnia, ministrada por Joana D’Arc e Henrique Machado, conta com a presença de 12 alunos. Nas oficinas os alunos conheceram sobre o profissional e suas responsabilidades dentro de uma montagem cênica. Segundo Joana a turma tem demonstrado muito interesse. “É uma turma muito eclética e manifestam interesse pelo fazer artístico”. Está previsto, que a turma faça a pré-montagem para as apresentações dos espetáculos de sexta-feira, sábado e domingo.

Dia 28/05

Está previsto, para o dia 28 de maio, sexta-feira, às 8h30, a apresentação do espetáculo “O Papel Roxo da Maçã”. No início da tarde, às 14h30, acontece a mesa redonda com debate, com a temática “Produção Cultural”. O encontro conta com a participação de integrantes da Yepocá, oficineiros, artistas e empreendedores locais e convidados.

Já às 19h30, o grupo encena pela primeira vez nesta Mostra Itinerante em Sete Lagoas a peça “A Fabulosa Redonda Flor”. A proposta do espetáculo é narrar a história de um mundo imaginário “Mundo Quadrado” – lugar este em que as pessoas são enquadradas em padrões preestabelecidos e milimetricamente corretos. Até que um dia algo surpreendente acontece – o surgimento de uma pequena flor, com características diferenciadas de tudo que eles conheciam, já que a flor tem formato redondo. Surpreendidos, os moradores, também conhecidos como os “quadri-habitantes”, se deparam com uma situação jamais esperada.

A partir desse momento, as crianças do “Mundo Quadrado” e da platéia são convidadas a descobrirem os encantos de ser diferente, além de mostrar para os adultos o quanto a diferença pode fazer bem a todos. A peça tem direção e roteiro de Bruno Godinho e direção musical de Mariana Lima. O elenco traz Bruno Godinho, Camilo Rocha, Lenise Moraes e Malu Chaves Godinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário