Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Seminário "Cultura e Inclusão Social"

O Casarão abriu as portas para o Ponto de Cultura Yporanga debater com a comunidade a cultura como forma de inclusão. O seminário ocorreu entre os dias 7 e 9 de junho.

Leia a cobertura realizada pelos Jovens Jornalistas do Serpaf.

Música para abrir o Seminário “Cultura e Inclusão Social” do Serpaf

Cerca de 15 adolescentes da oficina de música do Barreiro, monitorada por Gustavo Gonzalez, encantaram a todos na abertura do Seminário do Ponto Yporanga “Cultura e Inclusão Social”, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão) no dia 7 de junho. A música é uma das atividades do Ponto de Cultura Yporanga, projeto inaugurado em 2010, que se estenderá até 2013 com o objetivo de oferecer oficinas culturais em parceria com os municípios de Sete Lagoas, Paraopeba e Santana de Pirapama. Além da música o Serpaf ministra oficinas de dança, teatro, ballet, artes e culinária para mais de 300 crianças, adolescentes e mulheres da terceira idade nos bairros.

O evento contou com a palavra da diretora da instituição, Adriane Penna Branco, e Flávio de Castro, ex-secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, ambos netos de Dona Helena Branco, fundadora do Serpaf em 1948. “A arte é a melhor forma de incluir as pessoas sem preconceitos e discriminação” afirmou Flávio em palestra na abertura do evento.
Adolescentes da oficina de teatro também se apresentaram com a peça “Minha Criança Morreu”, coordenada por Paulo Henrique, o que mais uma vez encantou todo o público presente.

Mariana Teixeira, monitora dos Jovens Jornalistas


***


Primeiro dia do Seminário “Cultura e Inclusão Social” é sucesso

Na manhã do dia 8 de junho, a palestrante Carla Andrade proporcionou um bate-papo sobre “Cultura e Inclusão Social: Práticas de Políticas Públicas” com o público presente. No segundo andar do Casarão, em uma sala com vista para a Praça Tiradentes, Carla falou sobre a importância de se trabalhar as políticas públicas com todos da família e não apenas com um membro, como a criança. Afirmou ainda que a cultura desempenha um importante papel na execução do trabalho social.

Segundo a palestrante, no Brasil, a inclusão social como política pública passou a ser entendida a partir de suas diversas linguagens e é aí que entra a cultura. “O Ministério Público garante o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, ele apoia e valoriza a difusão das manifestações”, complementa Carla.

O Serpaf, por sua vez, vem utilizando a cultura como ferramenta de inclusão social desde a sua fundação. “Minha avó sempre pensou o trabalho social dessa forma, explorando o potencial artístico de cada um. Foi assim com o cipó e até hoje essa é a nossa linha”, afirma Adriane Penna, diretora da instituição.

Núbia da Silva, 15 anos e Joyce Caroline, 15 anos

***

Programação com palestras e apresentações teatrais agradou o público

Ao longo dos três dias de evento foram expostos trabalhos realizados pelos adolescentes das oficinas de artesanato, arte-terapia, fotografia, música e apoio pedagógico. E também do bordado e cipó realizadas por mães da comunidade do Verde Vale, onde estão o Centro Comunitário e a Creche, importantes unidades do Serpaf.

Na palestra “Cultura e Empreendedorismo”, realizada no dia 08 de junho à tarde, a palestrante e consultora de empreendimentos, Miriane Fernandes de Paula, abordou sobre iniciativas para metas pessoais e no local de trabalho. Ela apresentou o tema aos que assistiam à palestra com dinâmicas interativas, que foram capazes de envolver totalmente o público.

Abaixo, depoimentos de quem participou da palestra:

 “A palestra estava ótima, pois tudo que foi falado pode nos ajudar a alcançarmos grandes metas pessoais”.
Elis Regina da Costa Silva, colaboradora do Serpaf.

 “A palestra superou minhas expectativas sobre o seminário”.
 Carlos Warlei Saúva, músico do APAE.

 “O que me levou a realizar esta palestra foi o meu interesse em poder ajudar as pessoas a terem um pouco mais de informação”.
Mariane Fernandes de Paula, consultora de empreendimentos.

A palestrante disponibilizou seus contatos aos interessados em tirar dúvidas e para eventuais consultorias.
Telefone: (31) 9802-1595

Também neste dia (8) os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a peça teatral “O Auto do Boi da Manta” com adolescentes do Serpaf. Estiveram presentes para prestigiar o evento os alunos da Escola Municipal Professor Teixeira da Costa, uma das escolas parceiras do Ponto de Cultura Yporanga e também a APAE de Sete Lagoas.

Acompanhe as entrevistas feitas por Samantha dos Santos Lima, 14 anos:

“Gostei muito e achei divertido”.
Hélio Rodrigues Iguês da Silva, estudante da APAE Sete Lagoas.

“Adorei e achei muito interessante saber novas culturas que os alunos ainda não conhecem”.
Lucimara Aparecida Linhares, estudante da Escola Municipal Professor Teixeira da Costa.

Matheus Gabriel, 13 anos, e Thaynara Santos, 15 anos


***

Último dia do Seminário do Ponto de Cultura Yporanga propôs discussão e envolveu a plateia

No dia 9, último dia do Seminário e da exposição dos trabalhos realizados por adolescentes do Serpaf, o evento contou com as palestras “Cultura e Mídia” pela manhã e à tarde com o tema “Cultura e Educação”, que agitaram o dia, cheio de atividades interessantes. Na palestra sobre Educação, muitas pessoas participaram e uma dinâmica sobre os índios, operários e os cidadãos deu o que falar. “A proposta era envolver os presentes com uma esquete montada por eles, de improviso, para pensarmos juntos sobre a construção de uma cultura, o quanto ela é forte nas nossas vidas”, conta a palestrante Alcione Lopes. Mais uma vez o grupo de teatro se apresentou com a peça “Zé Brasil, Zé Dend’água e o Político Ladrão”, pela tarde e também à noite, no encerramento do evento, antes do bate-papo com ilustres convidados – o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, a assistente social Lea Braga, o diretor do Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo, Ronaldo Alves, e mais uma vez o ex-secretário de Planejamento e querido amigo do Serpaf, Flávio de Castro, convidado para mediar a conversa.


Os quatro, após assistirem atentamente à peça teatral, falaram sobre os desafios no trabalho com a comunidade, assunto da mesa redonda. Cada um deles contou sobre as experiências profissionais e pessoais em trabalhos com diferentes comunidades e todos falaram sobre o papel da cultura no contexto social.  “Para participar do Grupo Miguilins os jovens ficam dois anos sendo treinados e passam por um processo seletivo. Hoje o grupo é grande e conhecido, mas levou um bom tempo até conseguirmos envolver a comunidade de Cordisburgo”, afirmou o convidado Ronaldo Alves, que compartilhou suas ricas experiências na construção do projeto Museu Casa Guimarães Rosa, hoje uma referência no estado de Minas e até mesmo no Brasil.

Deu para sentir o quanto esse bate-papo foi enriquecedor para todos ali presentes, não é mesmo? O evento ficou com um gostinho de “quero mais” e a proposta foi marcar outro encontro com os adolescentes da oficina de teatro para desenvolver a discussão sobre o conteúdo da peça teatral apresentada “Zé Brasil, Zé Dend’água e o Político Ladrão”, que faz uma crítica sobre o contexto político atual e também sobre a apatia do eleitor brasileiro. “Nós queremos, sim, discutir com eles sobre o tema, é muito importante para nós e para a própria peça teatral a troca de ideias, já que ela está sempre em construção e pode ser aperfeiçoada”, comenta o adolescente João Paulo sobre a possibilidade de convidar o secretário de Cultura e Comunicação Social para uma boa conversa no Serpaf.

Acompanhe entrevistas feitas por Matheus Gabriel, 13 anos:

“A palestra foi interessante porque as pessoas estavam participando bastante e é importante para as pessoas o assunto apresentado”.
Marco Antônio, funcionário público.

“A palestra foi muito construtiva, uma boa divulgação do que é cultura”.
Maria Ângela Ramalho, do projeto Maturidade Ativa da Faculdade Cenecista.

“O amor, a educação e a necessidade de passar a contribuição do meu conhecimento, é o que me levou a fazer esta palestra.”
Alcione Lopes, pedagoga do Serpaf e palestra da oficina.

Matheus Gabriel, 13 anos


Aproveite e conheça mais sobre as ações do Ponto de Cultura Yporanga. Acesse: http://yporanga.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário