Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Praça Tiradentes recebe IV Festival de Patchwork

Programação reúne trabalhos de vários artesãos da cidade


Reunindo trabalhos de vários artesãos da cidade e cumprindo o objetivo de fomentar e fortalecer o artesanato local, a Art Cap – Centro de Apoio ao Produtor e Artesão, promove entre os dias 13 e 15 de setembro, o IV Festival de Patchwork e Trabalhos em Tecidos. O Festival acontece na Praça Tiradentes, em frente ao Centro Cultural Casarão.

Praça Tiradentes


Os três dias de programação prometem surpreender o público com trabalhos diversos que encantam pela beleza e qualidade. Os estandes estarão abertos ao público no dia 13, quinta feira, das 12h às 22h; dia 14, sexta feira, das 10h às 20h e no sábado, dia 15 das 9h às 18h.
Venha prestigiar a arte local e conheça as riquezas de nossa terra.

A Art Cap

O Centro de Apoio ao Pequeno Produtor e Artesão (Art Cap), criado em 2004, é um ponto de referência para a produção e comercialização para os agricultores familiares e artesãos de Sete Lagoas e região, mantendo oficinas para realização de diversos cursos de curta duração. Possui uma loja no Casarão, que funciona como incentivo a comercialização dos produtos artesanais. As atividades inserem regularmente novos artesãos ao mercado e propicia momentos de educação ambiental com oficinas de reciclagens e outros cursos.

O Art Cap divulga o artesanato sete-lagoano a todos os cantos do país ao participar de diversos eventos, a exemplo do Congresso Mineiro de Municípios (Expominas), Exposição do Artesanato Mineiro (Aeroporto de Confins), para a delegação do encontro anual do BID/ 2007, Feira Nacional de Artesanato – Centro Cap (Expominas), dentre várias outras exposições. Recentemente participou da Feira Mega Artesanal ocorrida em São Paulo, e participaram de oficinas, palestras e demais ações de aprimoramento.

Patchwork 

A tradução literal da palavra patchwork é "trabalho com retalho". Caracteriza uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos e cores.


Jogo de Cama em Patchwork
O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. A técnica tem origem no século IX a.C, na terra dos faraós, passando do antigo Oriente para a Europa do século XI (Inglaterra), quando foi utilizada essa técnica para fazer tapetes e túnicas clericais.

A revolução trazida pela Segunda Guerra Mundial e pela liberação feminina, na década de 1960, desvalorizaram um pouco a tradição do patchwork, porém grandes indústrias têxteis ainda desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork.

Nenhum comentário:

Postar um comentário