A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, realizou na última sexta-feira (7) a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão).
A Guarda do Congo do Casarão se apresentou durante a festa, que também teve procissão até o Museu Histórico, oração a Nossa Senhora e hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Sete Lagoas.
José Roberto de Souza integra a Guarda do Congo do Casarão e foi um dos organizadores da festa. Para ele, o culto a Nossa Senhora do Rosário é de extrema importância para o cenário cultural do município. “O congado foi a primeira manifestação cultural de Sete Lagoas. Poder comemorar o dia de Nossa Senhora do Rosário com esse belo evento é muito gratificante. Temos de lutar para que tradições como essa nunca desapareçam”, afirmou.
Nossa Senhora do Rosário é padroeira das Guardas dos Congadeiros e Moçambique. A origem da festa está na vitória do exército turco na Batalha de Lepanto que ocorreu no dia 7 de outubro de 1571. A vitória dos turcos foi atribuída à intervenção de Nossa Senhora, invocada mediante a reza do Rosário.
Nair Catarina Carvalho esteve presente no Casarão e afirmou que participa da festa todos os anos. “Esse dia é muito importante para Sete Lagoas. A dança da Guarda do Congo do Casarão é uma festa bonita que faz parte da tradição folclórica da cidade”, explicou.
Confira mais fotos da festa no endereço eletrônico www.flickr.com/photos/prefeiturasetelagoas/sets/72157627840019938
Nenhum comentário:
Postar um comentário