Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão

Blog oficial do Centro Cultural Nhô-Quim Drummond - Casarão - Praça Tiradentes - Sete Lagoas/MG. Informações: (31) 3772-3878

História

O chamado Solar Do Chassim-Drummond foi construído em 1795 pelo Padre Antônio Salustiano Moreira. Os Chassim-Drummond adquiriram o prédio em torno de 1890 e, na parte de baixo, comportou diversas atividades públicas até ele todo torna-se escola nos anos 1960, sendo abandonado no final dos anos 1970. Está localizado na Praça Tiradentes, antiga Praça do Comércio, e o grande número de janelas demonstra sua condição aristocrática, de imponência sobre o espaço. O imaginário popular fala que ali dormiu Tiradentes, para justificar historicamente a presença do alferes na cidade, que morou no quartel do Registro Colonial na Várzea. Tombado pelo Decreto número 1.333 de junho de 1986 e recuperado em 1988, num dos poucos movimentos populares de sucesso na cidade, o "Casarão Te Quero", que contou com artistas, intelectuais, estudantes e cidadãos comuns. O Casarão foi renomeado Centro Cultural Nhô-Quim Drummond em 1991 pelas comemorações do centenário do historiador, com atribuição de ser o centro de artesanato e folclore da cidade.
Recentemente todo o acervo do Trapalhão Zacarias foi transferido para o Casarão, pois nos fundos do Casarão está o anfiteatro que recebeu o seu nome Mauro Faccio Gonçalves ( Zacarias ). O anfiteatro resgata a memória arquitetônica de um dos principais prédios da cidade, a Sorveteria Nevada, ponto de encontro dos torcedores do Bela Vista Futebol Clube, que justifica a cor original empregada nos seus arcos, o bege-claro com verde.

Texto da historiadora Shirley Francisca Fonseca.