Exposições, oficinas e atividades culturais marcaram o sucesso da festa
Após uma semana de comemoração da cultura e folclore local o Centro Cultural Nhô Quim Drummond, o Casarão juntamente com os grupos folclóricos de Sete Lagoas celebram o sucesso da 26ª Festa do Folclore. A programação composta de exposições, oficinas, sessões de cinema, apresentações, lançamento de livros entre outras atividades, aconteceu simultaneamente no Centro Cultural Nhô Quim Drummond – Casarão e Casa da Cultura e levou a outros espaços manifestações e apresentações artísticas.
Após as comemorações os organizadores da festa apresentaram um balanço positivo das festividades que contou com a participação de aproximadamente 8 mil pessoas representando grupos, escolas e a comunidade, durante os 8 dias de festa.
Reunião de Guardas Foto: Breno Dias/Comunicação Prefeitura |
De acordo com o Diretor de Folclore do Centro Cultural Casarão, José Roberto de Souza, também integrante da Guarda de Congo do Casarão, a festa que superou as expectativas de participação e público, é o resultado da mobilização daqueles que acreditam a cultura. “Esse ano, a festa do Folclore foi o resultado da dedicação e esforço pessoal daqueles que acreditam na nossa cultura, agradecemos de todo o coração à equipe do Casarão, ao Secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi e Leandro Lupiano, diretor do Casarão que se dedicaram de corpo e alma para que essa festa acontecesse. Apesar de todas as dificuldades e empecilhos que enfrentamos podemos comemorar a vitoria da cultura, a manutenção e respeito às tradições” frisou.
Participaram das comemorações a Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário do Barreiro, Guarda de Congo Nossa Senhora do Carmo, Guarda de Congo São José, Guarda de Congo Nossa Senhora das Graças, Guarda de Congo Nossa Senhora da Conceição de Urucuia, Guarda de Congo Masculina Nossa Senhora Aparecida, Moçambique Nossa Senhora da Conceição, Moçambique Nossa Senhora Aparecida, Moçambique União do Rosário e São Sebastião, Guarda Divino Espírito Santo, Folia de Reis São Sebastião, Folia de Reis Meninos de Zé de Brito, Folia de Reis São Paulo Apóstolo e Clube do Cavalo Cela de Ouro.
O Senhor José Roberto ainda citou o grande apoio da igreja à festa, “Agradecemos muito ao Dom Guilherme que nos apoiou e cedeu a Catedral de Santo Antônio para a realização da Missa Conga, celebrada pelo Padre Nilton a quem também somos muito gratos.” Finalizou.
Escolas participaram ativamente das atividades Fotos: Breno Dias/Comunicação Prefeitura |
Para a população a festa sempre emociona e reforça a identidade cultural, de acordo com Arlete Mascarenhas, auxiliar administrativo, “essa festa, sempre muito bonita e organizada ressalta o que nossa cultura tem de melhor e nos faz sentir orgulho de fazer parte dessa cultura tão rica e bonita, ver a missa conga sendo celebrada na Catedral de Santo Antônio me emocionou muito pois deixa claro o respeito e a identificação do povo com sua cultura livre de preconceitos”, conclui.
Confira algumas fotos da 26ª Festa do Folclore de Sete Lagoas
Cortejo de grupos Folclóricos Foto: Breno Dias/Comunicação Prefeitura |
Oficinas mobilizara escolas e artistas locais Foto: Breno Dias/ Comunicação Prefeitura |
A missa Conga realizada na CAtedral de SAnto Antônio emocionou os presentes Foto: Breno Dias/ Comunicação Prefeitura |
Missa Conga Foto: Breno Dias/Comunicação Prefeitura |
Nenhum comentário:
Postar um comentário